O Fórum Paraense de Música Independente (FPMI) foi constituído durante o seminário que ocorreu no Instituto de Artes do Pará (IAP), em Belém, nos dias 17 e 18 de setembro de 2008. Formado pela Associação Pro Rock, Movimento Bafafá do Pará, Coletivo Sonora Iqoaraci, Nação de Resistência Periferica (NRP), Núcleo de Produção Cultural de Belém, Associação de Percussionistas do Pará/Amazônia, Movimento Pará Roots, Dançum Se Rasgum, Ná Music, Rádio Tabajara e Fórum Paraense em Defesa das Rádios Comunitárias, ele pretende ser um espaço de debate público e de demandas dos agentes envolvidos com a produção da música independente no Pará.
A constituição do FPMI foi fruto de uma longa negociação entre os movimentos e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) que o reconhece como um espaço de demandas de políticas públicas para o setor. O seminário contou com a participação de Pablo Capilé, organizador do Festival Calango (MT) e coordenador político da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN). Sua constituição coincide com a criação do Conselho Nacional de Música Independente, estimulado pelo Ministério da Cultura e coordenado pela Abrafin.
A primeira reunião do Fórum aconteceu na última quarta-feira, dia 24, no Espaço Cultural Ná Figueredo, e vai ocorrer, a partir de agora, todas as terças-feiras, a partir das 18h no mesmo local. As memórias e informes públicos do FPMI serão publicados, a partir desse momento, neste espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário